O uso corporativo do WhatsApp

whatsapp goianiaPor Marcia Ceschini*

As empresas têm aderido com mais rapidez a novos meios digitais para se aproximar ainda mais do seu consumidor (e públicos de interesse),  que se assumem cada vez mais como cíbridos., ou como afirma Martha Gabriel, capazes de estar on e off ao mesmo tempo.

A inclusão da comunicação digital na vida humana provocou uma diminuição no tempo de busca das resposta por parte das empresas e na distância dessa comunicação com seu consumidor, ao mesmo tempo que permitiu uma real aproximação com os públicos que a constituem.

O uso das plataformas sociais como Twitter, Facebook, Instagram, Google Plus já não basta para algumas empresas, é necessário que se aproximem também através do mobile, utilizando aplicativos criados inicialmente para comunicação digital entre as pessoas.

O mais novo aplicativo a receber a inclusão de empresas é o Whatsapp. Para quem não sabe, o WhatsApp é um comunicador instantâneo para smartphones, que permite troca de mensagens, imagens, vídeos e áudio.

Inicialmente quem aderiu ao Whatsapp como mais um canal de comunicação com usuários e leitores, são meios de comunicação como o Estadão e a Folha de São Paulo e empresas de transporte como a RMTC de Goiânia. O Estadão já usa desde o ano passado para receber e repassar informações do trânsito de São Paulo. Já a Folha de São Paulo aderiu ao aplicativo na primeira quinzena de fevereiro, com o objetivo de receber colaboração dos leitores com fotos, vídeos, textos e áudios. A RMTC, como vimos na imagem da abertura do post, usa para incentivar a denúncia de crimes e delitos dentro dos ônibus e terminais na cidade de Goiânia – GO. O Jayme Diogo, analista de marketing digital e morador de Goiânia, informa que o uso do WhatsApp está em testes ainda.

E como nesse meio digital nenhuma plataforma é para sempre, já surgiu um concorrente para o Whatsapp, o Telegram. Telegram, segundo matéria do Tecmundo, é um serviço russo que ganhou mais de 5 milhões de usuários ao longo dos últimos dias. Bem parecido com o Whatsapp, o Telegram oferece recursos que o Whatsapp ainda não possui como segurança e privacidade de seus usuários., pois usa duas camadas de um protocolo criptográfico baseado no clássico AES-256, além de trabalhar com encriptação RSA 2048 e troca de chaves de Diffie-Hellman e conta com um recurso inédito, o  “Secrets Chats” u “Chats Secretos”.  Mas, por enquanto sem notícias de adesões do Telegram por empresas brasileiras.

O importante é perceber todo o esforço que as empresas têm feito para ter uma comunicação eficiente com seus públicos,  aproximando-se para criar e manter com eles um diálogo. Bem diferente da comunicação corporativa em que era dirigida, mas unilateral.  Que bom que nós, profissionais de comunicação, podemos conhecer e atuar nessa nova comunicação corporativa 2.0, não? Alguém viu ações de marca com o WhatsApp?

Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Coordenadora de Projetos Digitais na WSI Consultores, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.

A foto é uma publicação do perfil da Edna Roberta, moradora de Goiânia.

1 Comentário

  • Emanuel Aguero 14 / 12 / 2014

    Que é whatsapp para empresas

    É uma ferramenta 100% web que permite a utilização de whatsapp com funções que o whatsapp convencional não tem. Whatsapp para empresas é ideal para as empressa que desejam manter contato com seus clientes através de whatsapp.

    Existem hoje 40 milhões de usuarios whatsapp no Brasil. Um canal de comunição onde você atende seu cliente.

    O que chamamos de Whatsapp para empresas. Nele, é possível que os seus clientes tirem dúvidas comuns com respostas pré-definidas e totalmente automáticas.

    Responder


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *