Imagina na Copa!

Por Guilherme Leite* com colaboração de Marcia Ceschini

Um evento mundial está prestes a acontecer no Brasil, neste ano de 2014: a tão falada Copa do Mundo. E as marcas regionais, de que forma devem se comportar em meio a todo esse alvoroço causado no país do futebol?

Primeiramente devem se atentar às regras da FIFA. É terminantemente proibido utilizar palavras relacionadas ao campeonato se não for uma das empresas patrocinadoras ou ter submetido o material para aprovação da FIFA, segundo legislação que garante Direitos de Propriedade Intelectual e Normas de Leal Concorrência já está em vigor a Lei Geral da Copa (12.663/2012).

As palavras são:

  • 2014 FIFA World Cup Brazil
  • 2014 FIFA World Cup
  • FIFA World Cup
  • FIFA
  • World Cup
  • 2014 World Cup
  • World Cup 2014
  • Brazil 2014
  • 2014 Brazil
  • Football World Cup
  • Soccer World Cup
  • Copa 2014
  • Copa do Mundo
  • Mundial 2014
  • Mundial de Futebol Brasil 2014
  • Copa do Mundo 2014
  • Nomes das cidades sede + 2014 (ex. Rio 2014; Brasília 2014)

Segundo, atentar que estamos em um período de atenção, sobretudo. Pós manifestações R$0,20, black blocs, Sininhos, eleições e muito mais está por vir. Há uns dias, li um artigo do Sr. Dinheiro – Luís Carlos Ewald, na Época Negócios com o título: “Não compre imóvel ou veículo em 2014”.

Em se tratando de comunicação, vejo duas vertentes a continuar explorando e um futuro promissor no nosso mercado: branding e digital. Com tanto barulho, precisamos atrair os consumidores para vivenciar novidades, e continuar vendendo carros, casas e apartamentos

gui_menorGuilherme Leite –  Publicitário, especialista em Docência do Ensino Superior. Diretor Executivo da Verso e Prosaagência de marketing, comunicação e redes sociais, pioneira em social media na região noroeste paulista: (17) 3046 – 3713.
Escreve às terças-feiras, a coluna Cotidiano Empresarial, no Jornal A Cidade de Votuporanga. Apaixonado por marketing, reuniões e “japanese food”!

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