Quem contrata também está nas redes sociais

empresa redesPor Guilherme Leite * e Mariana Biork

Com a popularização da internet e dos smartphones, ao longo dos últimos anos, aumentou-se também o uso das redes sociais. Oportunidade de crescimento e negócios para marcas, gerando valores que até então não existiam.

Diversas mudanças significativas aconteceram ao longo desse tempo, inclusive no que diz respeito tanto ao processo de Recrutamento quanto ao de Seleção de candidatos a vagas. Antigamente, o primeiro, era feito basicamente por meio de jornais e outros canais específicos, agora, empresas especializadas em R&S, utilizam-se das redes sociais para agilizar a divulgação das vagas.

Por meio das redes sociais, os profissionais desta área podem fazer uma análise do perfil do candidato, durante o processo de seleção, verificando assim a “compatibilidade” com a empresa contratante, o jeito que você escreve, as fotos que você posta e até mesmo o seu estilo de vida, por meio de diversas redes sociais, como por exemplo, Facebook, Twitter e Instagram.

Uma dica é, altere as propriedades de visualização destas contas apenas para quem são seus amigos. Eu, particularmente gosto muito de um texto atribuído ao ator Miguel Falabella que diz que “rede social não é para desnudar a alma…”, não sei se vocês conhecem. Mas isso, a gente aprende com o tempo. A minha consideração é:  seja sempre você, mas cuide para não cometer excessos!

Lembrando que existe uma rede social específica para relações profissionais, que é o Linkedin. Essa sim, deve ser o seu cartão de visita empresarial no mundo dos negócios. Muitas grandes empresas já fazem o processo de hunting (caça de talentos) por meio dela, cuide da sua imagem (não só) ali e divulgue em caso de contatos por e-mail ou outros, como um currículo virtual. E lembre-se de mantê-la sempre atualizada, essa regra de ouro vale também para o currículo impresso.

* Colaborou Mariana Biork, jornalista, analista de redes sociais da Verso e Prosa.

gui_menorGuilherme Leite –  Publicitário, especialista em Docência do Ensino Superior. Diretor Executivo da Verso e Prosaagência de marketing, comunicação e redes sociais, pioneira em social media na região noroeste paulista: (17) 3046 – 3713.
Escreve às terças-feiras, a coluna Cotidiano Empresarial, no Jornal A Cidade de Votuporanga. Apaixonado por marketing, reuniões e “japanese food”!

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *