As imagens que buscamos no Google

O ideal é trabalharmos com bancos de imagens, pagos ou free, para ilustrarmos uma peça ou um post. Mas muitas agências enfrentam o problema do cliente não entender que precisa pagar pelo direito da imagem, já algumas por desconhecimento mesmo, e usam imagens “do Google“. Muitas vezes usam imagens com direitos autorais que requerem autorização ou pagamento de direitos e correm riscos de serem autuados.

Alertada pelo Temo Mori, descobri que agora o Google permite facilitar o trabalho de uso de imagens. Na busca de imagens, clicando em Ferramentas de Pesquisa, aparece abaixo uma aba “Direito de uso” com filtros : não são filtradas por licença, marcadas para reutilização, marcadas para reutilização comercial, marcadas para reutilização com modificação, marcadas para reutilização comercial com modificação, como mostra a simulação abaixo. Clique na imagem para aumentar a visualização.

busca imagem

Uma outra alternativa é a Busca Avançada, onde você pode filtrar melhor a sua busca e escolher no último quadrado “direitos de uso”, o que sua busca deve trazer : não filtrados por licença, sem restrições de uso ou compartilhamento;  sem restrições de uso ou compartilhamento, mesmo comercialmente; sem restrições de uso, compartilhamento ou modificação; sem restrições de uso, compartilhamento ou modificação, mesmo comercialmente, como mostra a figura abaixo.  Clique na imagem para ampliá-la:

busca avançada

Boa dica, não? Agora já sabe como proceder. Uma dica sempre útil é mencionar a fonte em uma postagem, tanto de imagem, quanto de informação. Isso mostra a seriedade do seu trabalho.

Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Coordenadora de Projetos Digitais na WSI Consultores, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *