Por Gustavo Ferreira*
Quem para para pensar e observar o ser humano percebe algo comum a todos: o sentimento de pertença social. Todo mundo quer se sentir parte de algo, de alguma coisa, estar incluso, se sentir querido e muitas outras variações que vem com essa movimentação. Fomos criados para viver em sociedade. Nada mais justo que esse sentimento nos mova mesmo quando não percebamos.
Aliado a esse sentimento há também em certa parte da população planetária o desejo de atenção, a carência e o exibicionismo. Os 3, seja convivendo saudavelmente, seja se digladiando, também fazem parte de nossa construção social individual e coletiva.
Desejos como esses, aliados ao interesse pela vida alheia, à eterna crença de que a grama do vizinho é sempre mais verde ou de que somos sempre melhores, causam em nosso mundo moderno e tecnológico uma necessidade extrema de acompanhamento das vidas ao nosso redor, nos deixando mais ‘interativos’ certas vezes: ponto para as startups, grupos, empresas ou indivíduos e etc que conseguem criar redes sociais que caem no gosto popular
Você tem pensado em como utilizar dessa ‘interatividade natural’ para captar informações estratégicas sobre o seu público na internet?
Algumas dicas do que se pode conseguir explorando as possibilidades de interação do público na internet e fora dela:
— identificar gostos e eleger os produtos e serviços prediletos
— avaliar a prestação de serviços
— identificar necessidades a partir do que já se oferece e criar novas opções combinações que atendam os anseios dos consumidores sem ferir a viabilidade do negócio
— estreitar os laços e aumentar a identificação e engajamento com a marca
— obter dados cadastrais de forma voluntária
Existem muitos outros benefícios em investir na interação através da comunicação digital. Aproveite o fim de ano para analisar, pensar e formular seus objetivos. Assim quando for contratar uma empresa para definir e executar a estratégia digital de seus negócios, você poderá participar ativamente do processo e também diminuirá a dificuldade de acompanhamento e entendimento dos resultados apresentados. Você não vai se arrepender!
Gustavo Ferreira – Relações Públicas 2.0, Gerente de Comunicação Digital da Simas Assessoria Empresarial, palestrante e pesquisador do comportamento humano nos meios de interação digital.
Comentários