Hashtag: o uso adequado pode beneficiar sua comunicação digital

hashtag
O uso do (agora famoso)  jogo da velha, ou hashtag, deixou há tempos  de ser apenas um detalhe no tweet, para ser um diferencial na comunicação digital. As hashtags são
palavras-chaves ou termos associados a uma informação, na sua maioria propagada por empresas e produtos e replicadas pelos usuários nas redes sociais como Twitter, Facebook, Tumblr, Pinterest e Instagram.

Podemos usar, com sucesso, as hashtags em:

  • Eventos ou conferências – o uso da hashtag é um fator de aproximação dos participantes e criação de network
  • Chats ou webinar – para passar conceitos ou insights ditos durante a apresentação
  • Curadoria ou organização de conteúdo – para divulgar assuntos do momento, notícias, acompanhar e reproduzir informações sobre o que é tendência de assunto,  como #marcocivil
  • Campanhas específicas de uma causa, marca ou produto – como foi o caso do #outubrorosa,
  • Estratégia de marketing digital – para vitalizar um produto, uma promoção e ajudar no trabalho de SEO (Search Engineer Optimization). É o caso do uso da hashtag no Instagram #lookdodia, muito usado por marcas e produtos de moda.
  • O que não fazer no uso da hashtag:
  • Usar uma hashtag genérica, simples e não relacionada com a empresa/produto
  • Usar hashtag já utilizada por outra marca ou em outra campanha
  • Usar hashtag em um assunto que não seja real
  • Usar em excesso, principalmente se as contas de Instagram e Twitter estiverem integradas com o Facebook.

Para finalizar, compartilho esse vídeo sobre o exagero no uso das hashtags que o cantor Justin Timberlake fez com o humorista e apresentador, Jimmy Fallon:

Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Coordenadora de Projetos Digitais na WSI Consultores, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *