Quando todos pensam igual: onde está o diferencial? *

quando todos pensam igual

Por que os editores de conteúdo em social media, procuram sempre “copiar” uma ideia que dá certo em uma rede e é direcionada para o público alvo do segmento ao invés de olhar realmente para o target e objetivos de mercado do seu cliente?

Falta de talento, preguiça de pensar e planejar? Não creio. Profissionais maduros e com boa bagagem dificilmente comentem equívocos ao planejar e desenvolver uma ação. Creio que seja mais porque o mercado de social media ainda seja muito novo e tenha muito mais perguntas que respostas.

Para não cair no erro de ser uma mera copia de outra marca nas redes, faça um raio X da sua marca ou cliente, desde Análise SWOT, passando por um estudo detalhado das informações e dados de cada plataforma social em que a marca está inserida, tendo foco no público alvo e seu comportamento.

Especificamente com relação ao Facebook, acompanhar semanalmente o alcance dos posts e o perfil das pessoas envolvidas, ficou mais fácil e permite que criemos pautas específicas dos assuntos que despertaram maior interesse e resultaram em maior interação. Mas aumentar likes e curtidores em grande número, em horas, só com investimento, ou tendo muita criatividade para capitalizar o buzz do momento, como faz o já consagrado Pinguim do Ponto Frio, que levou a irreverência construída no twitter para o site e outras redes da marca.

Gostar da estratégia do Pinguim não significa criar uma estratégia humanizada idêntica. Mesmo porque, cada empresa tem suas regras e seus modelos de gestão. É preciso rapidez e muita liberdade de criação, conseguida depois que a interação cliente-agência está firmada e fortalecida.

Somente com  estudos e acompanhamentos diários do seu cliente ou marca, a definição da persona que vai criar/gerar conteúdo e interagir nas redes além do monitoramento mensal para definir estratégias mensalmente (semanalmente ou quinzenalmente) é que você vai descobrir sua linguagem e qual o caminho para atingir os resultados mais rapidamente.

Não copie, nem imite. Crie!

* O  tema de hoje foi motivado pelo compartilhamento do Mario Soma desta imagem que ilustra o post e que foi publicada na fan page da Caixa Filosofal.

Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Coordenadora de Projetos Digitais na WSI Consultores, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.

2 Comentários

  • Marilha 29 / 10 / 2016

    Realmente é um mundo novo para mim, me perco e não consigo ter foco.

    Responder

    • marcia 31 / 10 / 2016

      Olá Marilla,

      Precisa ler bastante, fazer cursos e buscar informações que lhe ajudem a atuar em social.

      Responder


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *