Mudar o caminho não te impede de chegar LÁ!

Por Gustavo Ferreira*

Mudar, mudar e mudar… nada é tão certo quanto a permanência da impermanência em nossas vidas… e não seria diferente na vida corporativa.

A empresa cresce e muda;

O produto evolui, se transforma, se adapta, muda;

O cliente, pesquisa, compara, experimenta, satisfaz-se (ou não), e muda;

A gente muda. Muda o pensamento, muda o conceito, muda a forma de agir, de receber e de passar informação… e o mercado não para… Pode parecer que ele continua lá, firme e forte… mas ele também muda (continua firme e forte rs mas muda).tempo

A tecnologia muda, as necessidades mudam… os problemas mudam… e as soluções também 😉

E tudo isso é comunicação. A forma como interagimos, como desejamos, rejeitamos e  oferecemos produtos e serviços… tudo isso é comunicação.

E como fica a estratégia da empresa em meio a tanta mudança?

Se ela considera ter uma estratégia de comunicação ela já está uns bons passos a frente de muitas outras, que apostam 100% de suas fichas no feeling do dono ou do gerente…
Mas vamos lá… que isso das fichas fica pra outro dia…

Faz parte da estratégia de comunicação a avaliação e monitoramento do desempenho das ações realizadas e do mercado, logo, periodicamente sua empresa precisará analisar os cenários internos e externos, para garantir que realmente ainda esteja na disputa. Isso se dá de diversas formas, entre elas: pesquisas com clientes internos e externos, análise de concorrência e aprofundamento nos estudos dos indicadores de performance para readequação de rotas e implantação de melhorias nos processos de trabalho.

Tudo bem se você acredita que isso é muita coisa para você fazer sozinho, pois é mesmo! É preciso uma equipe multidisciplinar e muito estudo e preparação para fazer tudo isso acontecer.

Portanto, se sua empresa está no buraco, não tente escalar sozinho para fora, você pode se machucar e ficar sem condições de sair. Grite! Peça ajuda a quem pode te oferecer uma corda e te puxar para cima! Agora, se você está vendo o buraco por perto, fique atento a todas essas mudanças que citei no início do texto. Isso permitirá que você contorne o buraco de forma inteligente e continue prosperando no caminho, até chegar LÁ, sendo LÁ, o seu sucesso! E se tiver caído no buraco alguma vez, não esmoreça, muita gente dá uma passada lá antes de chegar LÁ 🙂

Gustavo Fguferreira-150x150erreira –  Relações Públicas 2.0, Social Media na   Triata Brasil, palestrante e pesquisador do comportamento humano nos meios de interação digital.

 

 

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *