Newsjacking: você curte, mas talvez não saiba o que é.

Por Marcia Ceschini * –
Post criado por mim e publicado originalmente no blog da Lecom

Newsjacking, é uma das estratégias do chamado Real Time Marketing. Segundo o blog Tratco, Newsjacking é o nome que profissionais de Comunicação dos Estados Unidos deram ao conteúdo que se aproveita de fatos do momento para ganhar audiência. Essa ação pode ser criada em site, blog, Twitter, Facebook ou outras plataformas sociais.

É o que faz com propriedade no Brasil, o sempre citado Pinguim do  Ponto Frio.  Quem acompanha os tweets,  veem sempre as tiradas que eles fazem com fatos do momento sempre associando os tweets com seus produtos.

Neste exemplo abaixo, o Pinguin fala com o Twitter da cantora Katy Perry que estava para lançar seu clip de Roar!:

tweet_katy perry

Mas voltando ao newsjacking, o termo foi citado no ebook de mesmo nome  Newsjacking  de David Meerman Scott.  Scott afirma que:  Se você for inteligente o suficiente para reagir às notícias quentes de forma rápida, gerando conteúdo em um blog, tuíte ou alerta de mídia que possua a palavra-chave do momento, você será premiado com a bonança da atenção da mídia”.

Para ter sucesso a ação, as pessoas envolvidas no planejamento da marca devem estar sempre acompanhando as notícias, os buzz da web, formular a estratégia rapidamente (e isso significa ter carta branca da empresa)  e lançá-las imediatamente nas redes. 

 O gráfico a seguir foi publicado no livro de David Scott e mostra o caminho de uma notícia ou fato antes de virar uma “newsjack”, ou o momento ideal para o “newsjacker” agir. No intervalo entre as primeiras manchetes e a agitação das apurações das informações.

infografico_newsjacking

 Um bom exemplo de ação newsjacking foi quando acabou a luz no Superbowl e a Oreo fez o tweet para as pessoas continuarem a molhar o biscoito no leite, hábito americano de consumir Oreo.

tweet_oreo

 


 

 

 

 

 

Para finalizar, um detalhe curioso é que o termo foi tirado de um programa de sátiras americano.  Mas e ai, você já conhecia o termo?

Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Coordenadora de Projetos Digitais na WSI Consultoria, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *