Google, 15 anos de criação

Por Marcia Ceschini *

aniversario google

Dia 27 de setembro é comemorado o aniversário do Google. Foi nesta data que a dupla Larry Page e Sergey Brin  criou o primeiro motor de pesquisa em 1996, mas só em 1998 formalizaram o projeto e criaram a marca. Há 15 anos atrás, o nascimento do Google foi resultado da tese de doutorado em Ciências da Computação dos fundadores, na Universidade de Stanford.

A principal diferença e que permitiu crescimento e destaque do Google, foi  a iniciativa da dupla em criar um sistema que melhor analisava as relações entre os sites,  enquanto os motores de busca convencionais exibiam resultados classificados pela contagem de quantas vezes os termos de busca apareciam na primeira página. Esta nova tecnologia foi denominada de PageRank por Page & Brin, onde a relevância de um site era determinada pelo número de páginas, e a importância dessas páginas a ligavam de volta para o site original.

Um detalhe interessante é que antes do Google, um dos principais buscadores era o Altavista. O Altavista surgiu em 1995, um ano depois do surgimento oficial da internet como conhecemos , em uma criação da empresa Digital Inc., como o primeiro buscador a oferecer recursos de pesquisas em vários idiomas e  o primeiro a oferecer pesquisa de imagens, vídeo e áudio. Porém, apesar de ser pioneiro, o que disse no mercado foi que Altavista não acreditou muito no mercado de busca e não continuou evoluindo o que fez com que perdesse mercado para o Google. O Altavista foi vendido em 2003 para o Yahoo!

Ao longo desses anos, o Google não só se fortaleceu como o principal buscador, como criou uma diversidade de produtos, comprou empresas e tem tentado se estabelecer no mercado de social media, como é um dos lançamentos mais recentes, o Google Plus, depois do fracasso Google Wave, uma ideia com muito potencial, mas que não vingou talvez por ser complexo demais para os usuários finais.

O Doodle é, junto com o bom relacionamento que a empresa desenvolve com empresas e usuários, uma das práticas que favorecem a fixação da marca na mente do usuário e fazem com que o Google seja uma das marcas com melhores presenças na internet.

Longa vida ao Google!

Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Coordenadora de Projetos Digitais na WSI Consultores, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.

2 Comentários

    • marcia 22 / 03 / 2016

      Olá Diego,

      Agradecemos o comentário.
      Abraços

      Responder


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *