Será o fim do Foursquare?

Por Fernanda Silvestre*

Vamos aguardar e ver onde isso vai dar e em que tempo esse processo vai acontecer. Talvez surja agora concorrência de fato ao foursquare e o Denis revise sua posição. 😉

nova badge_foursquare

Mas existem boas notícias! Enquanto ainda temos a gamificação, a nova badge do foursquare day já foi divulgada e na minha opinião é mais simpática que a do ano passado e já vejo alguns movimentos por aí de foursquare days sendo organizados, quem quiser divulgar o seu, aproveite o grupo do facebook chamado foursquarers e os comentários deste post Para os amantes da maior rede de geolocalização, bad news! Denis Crowley, o fundador do foursquare, anunciou alguns dias atrás que pretende extinguir a gamificação do foursquare. Ele ainda afirma que a decisão não é um erro, mas uma estratégia de amadurecer a rede.

E pode ser que ele tenha razão, mas apenas em se tratando dos EUA, onde existem várias Specials e as pessoas se sentem atraídas a fazer check-in por isso e usem o sistema de recomendação – que é o foco do foursquare no momento – para ler e deixar tips. Aqui no Brasil as empresas ainda engatinham quando o assunto é estratégia de marketing utilizando o foursquare, as Specials são raras e ainda dentre as que são feitas existem várias que são #fails e não contam, o que torna ainda mais raras as que valem a pena. Quem usa o foursquare, usa pela brincadeira, seja pela disputa de prefeitura, por ter mais badges ou ainda por disputar o ranking com amigos. Eliminar um dos sistemas mais divertidos de gamificação que temos na atualidade é um BIG de um erro.

Claro que a ideia de focar em novos atributos em recomendações e em serviços para os estabelecimentos é ótimo e não deve ser deixado de lado, mas a gamificação precisa andar junta, ao menos aqui no Brasil.

A camiseta deste ano também está sendo vendida na loja do foursquare a 15 dólares apenas!

E pra terminar de falar de foursquare, um usuário acabou virando meme aqui no Brasil: Felipe Gaúcho ganhou fama ao ser “trollado” por seus amigos que deixaram várias tips em lugares diferentes, dizendo “nunca venha com o Felipe Gaúcho”. E  a “moda” pegou e Luiz Felipe Gonçalves Benício, publicitário de 30 anos, ficou famoso. Veja mais sobre a história toda na matéria d’O Globo sobre o assunto. A verdade é que foi mesmo uma boa ideia e serve como conselho para quem trabalha com a rede! E claro, pra amigos trolls também, vou tentar emplacar um destes! 😛

E como um plus, veja o vídeo que o foursquare fez mostrando o pulso dos check ins de Nova Iorque e Tóquio, é lindo!

E aí, o que achou destas mudanças, o que pensa sobre a atitude do foursquare? Comente e deixe sua opinião!

 nann-150x150Fernanda Silvestre – Geek 24h, planejamento e coolhunting da Rebellioncom, ARGólotra e Coordenadora geral The Geek Week –

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *