Quem é segunda tela de quem?

Por Gustavo Ferreira*

Caminhe nas ruas, olhe para os lados, olhe para frente, olhe para trás… quantas pessoas estão com celulares ou tablets nas mãos?

O consumo de informação mobile cresce vertiginosamente no mundo. Os hábitos de pesquisa e compra mudaram significativamente com os recursos tecnológicos lançados nos últimos anos.

E claramente essas mudanças não deixariam de impactar em um dos hábitos mais comuns entre as pessoas: assistir TV.

Muitos usuários de smartphones e tablets hoje, não desgrudam de seus gadgets enquanto assistem seus programas prediletos. Para identificar este novo hábito de ver TV (1ª tela) e navegar na web (2ª tela) ao mesmo tempo, usamos a expressão Segunda Tela, que, segundo especialistas talvez precise ser revista.

Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos Marplan*, feita para o Portal Terra, dos 64% de internautas brasileiros que veem TV conectados à web, apenas 7% focam no televisor. Uma porcentagem relativamente baixa, não é mesmo?

Os dados revelam que a maioria dos internautas possui o computador, tablet ou smartphone como primeira tela. A pesquisa também diz que 44% dos internautas conseguem dividir a atenção entre a TV e os outros meios, já 49% procuram, preferencialmente, saber o que está rolando nas redes sociais, sites e blogs.

Porém, mesmo que o foco seja na web e no dispositivo que se usa para acessá-la, a televisão ainda é o assunto predominante. 38% do que se comenta nas redes sociais é assunto oriundo da TV.

Para quem acompanha o Twitter por exemplo, não é difícil vermos hoje grupos de pessoas “assistindo TV juntas”, comentando tweet após tweet o que está acontecendo nas novelas, filmes e demais programas. Atentas à programação, mas mais atentas às opiniões dos followers sobre a programação (se discordam, concordam, se tiveram uma interpretação diferente…).

Há quem diga que a segunda tela não é nem o gadget, nem a TV, ela é o próprio espectador, que assimila o conteúdo da internet ou da TV e os cruza, criando um novo conteúdo sobre isso (posts em blogs, vídeos, tweets, publicações no Facebook e até mesmo nas conversas na hora do café, no salão, na fila do banco etc).

Afinal de contas, quem é a segunda tela de quem?

*A pesquisa foi apresentada na oitava edição do congresso TV 2.0.

Fonte: Consumidor Moderno

Gustavo Fguferreira-150x150erreira –  Relações Públicas 2.0, Social Media na   Triata Brasil, palestrante e pesquisador do comportamento humano nos meios de interação digital.

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *