De grão em grão o Trend Topic enche o papo

Por Gustavo Moreira*

É incrível como a necessidade de expressão do ser humano é combustível da interação e criação de conteúdo nas redes sociais.

Muitos têm uma opinião para todos os assuntos, têm histórias para contar, notícias para compartilhar, algo para criticar, algo para elogiar, algo para fazer piada, para reivindicar e para chorar…

E tudo isso cria histórias fantásticas… Os assuntos são os mais variados nas redes sociais, mas sempre tem um ou outro que toma conta das redes a cada dia.

Todo esse conteúdo pode e deve ser acompanhado pelas empresas para saber quais são os itens elogiados, quais as necessidades e ideias dos consumidores, aproveitando-as na disponibilização de seus produtos e serviços e avaliando a (in)satisfação dos usuários com sua marca e seus concorrentes.

Alguns usuários até brincam ao acessar o Twitter pela primeira vez no dia, perguntando: “Estamos falando mal de quem hoje?” “Quem nós amamos hoje?” “Qual o protesto de hoje?” “Qual a marca #fail de hoje?”

Hoje estamos vendo uma avalanche de tweets (de todos os gêneros) e publicações no Facebook sobre um fato triste, a morte do vocalista do Charlie Brown Jr., o Chorão…

Além de famosos como Luciano Huck e Thiago Leifert, milhares de jovens se pronunciam sobre o fato com as hashtags #chorão #luto e outras. O assunto já é o mais comentado do Twitter. No Facebook, fotos, trechos de música, poemas, piadas e vídeos do cantor são compartilhados a todo instante. Em pouco tempo, 7 dos 10 itens da lista dos Trend Topics do Twitter são sobre a morte do cantor, inclusive a surpresa dos usuários com o parentesco do músico com a apresentadora Sônia Abrão o.O

ripchorao

 

 

Em instantes, milhares de condolências e ‘sacadas’ com relação às letras das músicas da banda e o tema morte foram publicadas… da mesma forma como acontece com casos de consumidores que resolvem ‘botar a boca no trombone’ para reclamar seus direitos e ganham a simpatia dos usuários.

Qual a relação da sua empresa com o conteúdo disseminado nas redes sociais? Você acompanha? Sabe o que já caiu nos braços do povo e o que faz o pessoal acender as tochas e caminhar à luta contra uma marca?

Pense nisso…

guferreira-150x150Gustavo Ferreira – Relações Públicas 2.0, Social Media na   Triata Brasil, palestrante e pesquisador do comportamento humano nos meios de interação digital.

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *