Brasil entre as 50 economias mais competitivas

Por Gustavo Ferreira*

O Brasil entrou pela primeira vez no ranking das 50 economias mais competitivas do mundo, segundo a última edição do Relatório Global de Competitividade, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial. O ranking é liderado pela Suíça, Cingapura, Finlândia, Suécia e Holanda, nesta ordem.

Há algumas especulações sobre o que de fato teria gerado este resultado, mas os estudiosos entendem que diante de alguns mercados internacionais, a economia brasileira está em um bom momento. E sua empresa: Como está competindo nesse mercado? Está aproveitando as oportunidades? Está investindo?

Para Mauro Calil, palestrante, educador financeiro, e gerente geral do Instituto Nacional de Investidores (INI), “as pessoas devem responder a três perguntas: (1) quanto posso investir?; (2) durante quanto tempo vou investir?; e (3) qual o objetivo do investimento?”.

 

Qual o nível de acompanhamento que seus gerentes/líderes fazem do seu mercado, da sua empresa e do desempenho de sua equipe? Como eles lidam e interagem com o seu público?

A hora de investir é agora! Avaliar, planejar, estruturar, criar, executar, monitorar e mensurar. Esses são fatores indispensáveis para tornar o seu investimento mais seguro e é neles que você deve estar sempre atento para potencializar suas chances de sucesso.

1             Avaliar: Pesquisar, coletar dados, comparar performances, plataformas, nichos, negócios…

2             Planejar: Estabelecer um plano estratégico baseado nos objetivos traçados a partir da análise, com prazos, responsabilidades e indicadores para mensuração;

3             Estruturar: Definir equipe, ferramentas, espaço, logística;

4             Criar: Imaginar, desenvolver, compartilhar, construir, pesquisar, melhorar, aprovar;

5             Executar: Colocar a mão na massa, fazer acontecer, lançar, mirar no target, disseminar;

6             Monitorar: Acompanhar, observar, verificar, revisar;

7             Mensurar: Medir, comparar, contextualizar, questionar.

Todos esses fatores acontecem concomitantemente, por isso é preciso atenção e cuidado, pois as ideias são importantes, mas o diferencial, está em como elas são executadas!

Desenvolvendo um projeto em que o escopo é gerenciado o tempo todo considerando esses fatores, seu investimento lhe trará retornos indiscutíveis. Que tal bater um papo e saber como podemos lhe ajudar a alcançar esses resultados?

Gustavo Ferreira Relações Públicas 2.0, Social Media na   Triata Brasil, palestrante e pesquisador do comportamento humano nos meios de interação digital.

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *