Investimento é coisa séria! O que dá para medir?

* Por Gustavo Ferreira

Para atuar de forma estratégica na internet é necessário ter um planejamento detalhado, específico e objetivos muito bem definidos. Afinal de contas, todo investimento de sua empresa pressupõe retorno, seja em capital imaterial (valorização e aumento da percepção da marca) ou capital financeiro (por meio do aumento das vendas de produtos e serviços).

Ao planejar uma campanha de comunicação e marketing, um dos requisitos mais importantes é a definição dos seus KPIs(métricas e indicadores de performance).

As ações operacionais, o aporte financeiro e o trabalho estratégico da equipe que gerencia a presença de sua empresa na internet, devem andar de mãos dadas com os objetivos traçados, e a partir deles, devem ser definidos os Índices de Performanceque serão explorados e mostrarão se o planejamento necessita de alterações ou se as ações atingiram com êxito os objetivos.

Existem inúmeras métricas a serem exploradas. É necessário encontrar aquelas que possibilitarão à sua empresa a melhorar o processo de tomada de decisões. Veja algumas delas:

Alcance:

O alcance indica quantitativamente o impacto de suas mensagens no Universo de usuários definido para suas ações e pode ser definido também através de agrupamentos e diferenciação de características desses grupos, por exemplo, regiões impactadas, gênero e faixa etária dos usuários.

Qualificação do usuário/visita:

De onde vêm os visitantes de seu site/perfil em redes sociais? Quais suas preferências de navegação? Que conteúdos buscou para chegar até sua empresa? Como você pode customizar seus canais para oferecer as melhores informações para ele? É um visitante recorrente ou é a primeira vez que chega até você?

Conversão:

Por que páginas o visitante passou antes de efetuar a compra ou entrar em contato? Que outros produtos e serviços além do adquirido receberam sua atenção durante a visita? Ele teve dúvidas sobre os serviços e produtos? O atendimento online facilitou para que ele decidisse por comprar? Houve indicações de seus contatos para que ele chegasse até sua empresa?

Entre muitas métricas existentes, essas são algumas das mais básicas e que já rendem bons estudos e atenção de sua equipe quando receber o relatório periódico de performance de seus canais de comunicação digital.


Gustavo Ferreira–  Relações Públicas 2.0, Social Media na Triata Brasil, palestrante e pesquisador do comportamento humano nos meios de interação digital.

 

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