Quanto mais simples melhor!

Analistas, coordenadores, planners de social media, seja lá o nome que você der a quem represente nas redes sociais marcas (sejam elas pequenas ou grandes) são pessoas que devem ser preocupada com pessoas.

Nós temos como matéria-prima do nosso fazer pessoas, trabalhamos com elas e por elas. E pra isso precisamos entendê-las.

Nesse processo de aprender mais sobre gente, temos uma série de exigências, sejam nossas próprias, sejam externas, que nos levam a buscar alternativas de ações que promovam maior engajamento da audiência.

Uma das formas encontradas por muitos de nós, é recorrer a ações pontuais de marketing, tipo concursos culturais ou sorteios (lembrem-se que estes últimos precisam de trâmites na CEF para aprovação), a fim de trazer mais interação. E nessas e outras começamos a criar equações que tenham como variáveis o valor do prêmio, o que se espera que as pessoas participantes façam, o entretenimento desejado e até variáveis numéricas como número de seguidores/curtidores/afins que se espera conseguir com a ação caso o cliente/superior elenquem como relevante à ação.

E criamos nossas ações e nem sempre elas trazem o retorno esperado. E por que? Porque complicamos demais! O simples é sempre o melhor!

Ouvi semana passada sobre um analista que fazia leilões com combinados do restaurante que fazia social media marketing e isso gerou um buzz inacreditável! E não se precisa de muito tempo pra elaborar a mecânica nem pra executá-la! Simples!

Outra coisa são ações espontâneas que são sugeridas pelo próprio cliente, muitas vezes dá pra aproveitar a sugestão e agradar muito mais sua audiência do que as estratégias mirabolantes que passamos horas planejando! E pode apostar que são ideias simples!

Quanto mais simples, melhor! #ficaadica (pra mim também, claro!)

 

Social media planner, webwriter, social media s2, ARGólotra, freelas: Ed. Abril, Estado RJ – blogs: @ceschiniconsult@publicitariossc & @4sqday

 

 

 

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