A boa para 2012 em comunicação digital


A boa para comunicação digital, cibercultura, publicidade e todas as outras áreas é: Planejamento Estratégico.

 

Não se trata da invenção da roda, mas é que planejamento é item essencial para atingirmos os resultados que desejamos. E o objetivo de todo planejamento é resultado.

E como planejamento e resultado não andam sozinhos, é importante que todas as informações estejam dentro do pacote. Devemos ter foco, análise, monitoramento e avaliação:


O infográfico acima (clique na imagem para ampliá-la), baseado nos ensinamentos de Philip Kotler, mostra todas as etapas que um bom planejamento deve abranger. Mas planejamento sem pesquisa de opinião e sem analisar cenários, sem saber o que o novo consumidor deseja é um planejamento fadado ao fracasso.

Nossa sugestão é que os planejamentos sejam feitos semestralmente com acompanhamento mensal e avaliação trimestral. Hoje em dia o mercado e o consumidor muda rapidamente, não dá para lançar um produto/serviço sem o planejamento e acompanhamento. Muitas vezes o comportamento do seu consumidor muda até o segmento do seu produto.

Ainda segundo Kotler, no site Administradores essa é a tendência do marketing 3.0, centrar-se no seu consumidor e desejos:

Marketing da missão: a missão é ajudar o cliente a realizar suas aspirações e seu lado da compaixão

Marketing de valores: mostrar valores para buscar novos que façam a diferença

Marketing da visão: transmitindo a visão de sustentabilidade corporativa para os acionistas, colaboradores e consumidores

– Uma marca ser forte hoje não significa que será forte assim para sempre. Tem que se fazer mais do que uma manutenção da marca, é necessária a criação de marca. Ela deve empolgar.

– As marcas terão que oferecer “significado” e “autenticidade” através de novos valores e uma nova visão mercadológica.

Portanto, foco no planejamento e bons resultados em 2012!

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