Tutorial: Como cadastrar uma venue no Foursquare dentro do padrão brasileiro

Você que é usuário do Foursquare já deve ter deparado alguma vez com venues que estavam sem, incompletos ou até mesmo endereços errados, algo péssimo para o aproveitamento pleno da rede, claro. A solução é o trabalho dos superusers, que corrigem estes dados e possibilitam uma experiência muito mais agradável especificamente ao usuário brasileiro. Para isso, foi desenvolvido um padrão (não reconhecido pelo Foursquare, muito menos pela ABNT) de inserção destas informações de acordo com os padrões de endereçamento no Brasil.
Este problema ocorre principalmente, porque não há divulgação do trabalho dos superusers muito menos desta norma. Este tutorial tenta sanar esta necessidade. Assim, podemos fazer o Foursquare ser muito mais do que uma rede social de geolocalização, mas também um guia de bolso simples, prático e confiável.
É importante sempre termos em mente alguns princípios básicos que facilitarão o entendimento das regras, como: 1º deve-se usar a menor quantidade de caracteres possíveis para informar o que necessário; 2º não é aconselhável repetir dados em campos diferentes e 3º colocar o máximo de informação (correta) possível. Lembre-se que o Foursquare é utilizado principalmente em smartphones e celulares.
Acompanhe o modo de inserção de informações em cada campo da venue:
  • Name (Nome): o nome já diz tudo. XD Aqui você deve colocar apenas o nome do local. Imagine que precisamos cadastrar a venue do McDonal’s da Rua Zé Buscapé, do Bairro Cochinchina. Nada de colocar “McDonald’s da Zé Buscapé ou da Cochinchina, coloque apenas o nome McDonald’s. Haverá campos para colocar mais informações que facilitem a busca do local. Lembre-se sempre, “menos é mais”! 😉

forma correta de inserir o nome da venue

certo

errado

  • Address (Endereço): É importante usar sempre abreviações. Se é uma rua então abrevie para R., avenida vai ficar, Av., sargento vai para Sgt., etc. Esse campo é extremamente importante, pois é a partir destas informações que o Foursquare fará o posicionamento do pingo da venue, a posição do local no mapa. Deve-se utilizar uma vírgula para separar o nome da rua do número do estabelecimento e não coloque hífen e nem um intervalo de números, inclua somente informações exatas do endereço. Outra dica importante é que você nunca deve cadastrar o bairro neste campo. Se for o caso, você poderá inserir estas e outras informações no campo Cross Street.
  • Cross Street (ou Rua Cross, já que a tradução para o Português do Brasil ainda tem alguns erros) é o campo dedicado às informações adicionais. Nele você poderá informar se o local que está cadastrando está localizado numa esquina, no meio do quarteirão ou se for uma loja no shopping, qual é o número dela. Há mais de um padrão para cada tipo de informação que pode ser inserida neste campo, escolha o que achar mais conveniente. Se for uma esquina você pode adotar a opção de colocar apenas o nome da outra rua, usando os mesmo padrões do campo Street ou ainda inserindo a abreviação da palavra “esquina” antes do endereço que será colocado neste campo. Ex: “R. Sete de Setembro”, ou ainda “esq. R. Sete de Setembro”. Já se o local estiver no meio de um quarteirão, então você deve utilizar essas outras duas opções: Coloque um “X” (versus) entre os dois endereços que estarão no campo ou utilize a palavra “entre” e “e” para informar quais ruas são paralelas ao estabelecimento em questão, como nos respectivos exemplos: R. Jeca Tatú x R. Tio Patinhas, ou ainda “entre R. Thundercats e R. Darth Vader”. XD Você também pode colocar bairros ou pontos de referências, mas essas informações devem apenas constar se forem realmente necessárias e sempre devem seguir aquelas velhas regras básicas! 😉
  • City: Este campo recebe o nome da cidade onde o estabelecimento cadastrado está localizado, óbvio! 😛 Mas há alguns detalhes importantes que devem ser seguidos rigorosamente. O Foursquare disponibiliza para qualquer usuário o histórico de check-ins e utiliza esses dados para criar alguns gráficos e listas sobre a forma que cada um usa a rede, são informações bastante interessantes. Pois bem, você deve concordar que embora estejamos falando do mesmo lugar, “São Paulo” e “Sao Paulo” não são as mesmas formas de representar o nome da maior cidade do Brasil. Então há a necessidade de padronizar a inserção deste nome, ou o Foursquare contabilizará essas grafias como cidades diferentes. Além de que com dados errados esses dados perdem um pouco a sua usabilidade. Para evitar este problema use o verdadeiro nome da cidade que está informando, sem abreviações, erros de acentuação ou ortografia.

certo

errado

  • Postal Code (Código Postal ou CEP): O CEP da localidade deve ser colocado da mesma forma que colocamos numa carta. Esse código é composto por oito dígitos. Os cinco primeiros são separados por hífen dos três últimos. E é exatamente desta forma que o CEP deve ser colocado na venue. Não deve haver pontos entre os números, nem ficar sem hífen.
  • State/Province (Estado/ Província): A regra da abreviação aqui também faz sua vez. Nada de colocar o nome por extenso, coloque somente a sigla de cada estado. Este também não é o lugar de colocar o país. Há um campo específico para isso. Então nada de: Rio Grande do Sul, ou Rio Grande do Sul/ Brasil. O correto é somente RS (e eu não estou dando risadas, hein? :P).

certo

errado

errado

  • Twitter: Aqui deve constar o nome da conta do estabelecimento. Não coloque o “@”, ele já é inserido pelo próprio Foursquare. Não coloque também o endereço do perfil, por exemplo: http://twiter.com/seunomeaqui, ou o link para a página não funcionará corretamente.
  • Phone: Outro campo bastante importante. e existe uma característica pouco observada por quem está cadastrando um novo local. Como dito anteriormente no inicio deste tutorial, o Foursquare também é um guia de estabelecimentos, um guia mundial. Imagine se você gostaria de consultar o telefone de um local nas Bahamas, na Austrália ou no Paraguai? Como saber qual é o código do país para efetuar uma chamada telefônica? Simples, no Foursquare, Nos apps para smartphones a ligação ode ser feita a partir das informações da venue. Inserindo corretamente o código do país você permite que qualquer pessoa no mundo compreenda o número do telefone daquela venue. Legal, não? Pois bem, então o padrão é o seguinte: inicie com o código do país, no caso do Brasil o número é o 55 (mas o 51 cairia bem, não?). Sem utilizar parênteses “()”, espaços ou traços “-” para separar os números, siga com os dois códigos da cidade e por fim, coloque o número do estabelecimento. Por exemplo, um número da cidade de Campinas: 551934127349 (esse não é um número real! Só para constar. ;))
Ainda existem regras para as chamadas subvenues, ou seja, venues dentro de venues, como lojas de um shopping, ou para aeroportos, universidades, etc.
A cidade de Brasília também tem um padrão específico de cadastramento de venues, mas esse já é assunto para outro tutorial. Com estas regras, possível criar uma venue que poderá ser localizada facilmente no banco de dados do Foursquare e compreendida por qualquer usuário.
As informações que constam neste tutorial foram retiradas do Unofficial Style Guide for Brazil ou Manual de Estilo Não Oficial Para o Brasil, um guia para superusers do Foursquares, criado por também superusers, Bruno RitterElio Gavlinski e Marcos Fernandes.
Obedecendo a esse padrão exposto aqui, você terá colaborado para o melhor funcionamento possível do Foursquare. \o/
Victor Vicentini, Administrador de Empresas, atuante e estudioso em mídia social, superuser level 2 do Foursquare e co-fundador da Tagsphere.

20 Comentários

    • victor 05 / 11 / 2011

      Pois é Evandro! Com informações corretas, dicas interessantes e usuários engajados em fazer a rede melhorar sempre, teremos de uma fonte confiável de informações, um guia de bolso, um jogo muito divertido e vantajoso!

      Responder

  • Juca Ajamil 26 / 12 / 2011

    Ótimo texto, Victor. Vou recomendá-lo para muita gente aqui da minha cidade que adiciona locais sem se preocupar nem um pouco com a qualidade das informações.

    Sou um superusuário level 1 e já trabalhei bastante nos últimos dois meses corrigindo, padronizando e mesclando locais aqui em Jundiaí. Mas vou te contar, o povo parece que não aprende com os exemplos! ;/

    Enfim, só nos resta continuar trabalhando, certo?
    Um abraço!

    Responder

    • marcia 28 / 12 / 2011

      Obrigada pelo comentário Juca.
      Esse post do Victor tem auxiliado muita pessoas. Está bem claro.
      E que legal que você também é um super user.
      Abraços

      Responder

  • Victor Vicentini 03 / 01 / 2012

    Oi Juca!
    Pois é… Antes de tudo o Foursquare é uma rede social e aí fica difícil controlar todas as informações que são cadastradas em todas as partes do mundo! Lembrando que neste post abordei o padrão brasileiro, mas ainda tem os aspectos mais regionalizados, um caso bem fácil de ilustrar é o padrão da cidade de Brasília! É uma estrada longa e cheia de curvas! Mas no final das contas isso é um prêmio para nós, Superusuários do 4sq, não é mesmo? 😛

    Obrigado pelo seu comentário!

    Abraços! 🙂

    Responder

  • Eveline 18 / 01 / 2012

    Oi Vitor eu não sei onde no 4square ir pra fazer isso que vc ensinou, no meu celular android não tem opção de add o lugar você sabe explicar onde ir?

    Responder

    • marcia 18 / 01 / 2012

      Olá Eveline,

      Você quer adicionar uma venue? Primeiro faça a busca por ela, se não tiver, vai aparecer a opção cadastrar e dai você coloca o local e de preferência com o endereço correto.
      Ajudou? Qualquer outra dúvida, entre em contato conosco.
      Abraços

      Responder

    • Victor Vicentini 18 / 01 / 2012

      oi Eveline!
      Antes de tudo gostaria de agradecer por colocar em prática as norma do padrão foursquare no Brasil.

      No Android também é possível cadastrar informações de venues que você não tenha localizado, mas realmente há algum problema com o app do Android. Também não achei nada aqui para lhe ajudar, nada também relacionado à propria solução que o 4sq oferece para uma dúvida como a sua, mas abri um ticket com o pessoal do foursquare levantando esse problema e pedindo uma solução. Assim que eles me responderem eu conto pra você, combinado?

      😉

      Responder

  • Victor Vicentini 18 / 01 / 2012

    PS: o procedimento correto é este que a Márcia nos deu no comentário, mas vamos ver o que els nos falam!

    Responder

  • Estevão Rizzo 19 / 01 / 2012

    Parabéns pelo post… muito bom mesmo!!

    Fui procurar uma forma de ilustrar uma dificuldade de uma leitora do Foursquare Brasil e cheguei no post de vcs!!

    Responder

    • marcia 19 / 01 / 2012

      Obrigada Estevão,

      O pessoal manda muito bem nos tutorais.
      Um prazer ter você no blog.
      Abraços

      Responder

    • Victor Vicentini 21 / 01 / 2012

      Oi Estevão!

      Obrigado! Fico imensamente feliz pelo tutorial ter ajudado também os leitores do Foursquare Brasil. Nos vemos na Campus Party! ;D

      Responder

  • André Gomes 13 / 02 / 2012

    Estou tentando cadastrar o meu comércio através do Andróid do meu P350… faço todos os passos e clico em concluído, mas ao fazer a busca pelo local ele não aparece na lista. Isso é normal? Há algum tipo de delay do banco de dados do foursquare para que o local inserido seja efetivado?

    Responder

    • Fernanda Silvestre 16 / 02 / 2012

      Não é pra existir delay não. Mas bugs acontecem, por isso temos tantas venues duplicadas.

      Esperamos que o foursquare corrija esses bugs, por sim, já passamos por isso também!

      Obrigada pelo comentário! Fique à vontade pra comentar mais vezes!

      Abraços!

      Responder

  • Gabriel 05 / 03 / 2012

    Ótimo tutorial, ajudará muita gente, assim como me ajudou! Abraço.

    Responder

  • Miryan 14 / 01 / 2013

    Eveline e demais usuários de android, eu também não consegui adicionar um local no S III. A solução é adicionar de um notebook ou desktop. Espero que atualizem o aplicativo e corrijam essa falha.

    Responder

    • Miryan 14 / 01 / 2013

      Descobri onde fazer o cadastro de um novo local no android!

      Clique no ícone de localização (parece uma gota) abre uma página com a sua localização no Mapa e as opções de lugares. Se vc não encontra o local, então vc nessa mesma página clica no ícone de pesquisa ( lupa). Abre uma aba e nela vc digita o nome do local. Se não é encontrado abre uma janela com a questão: “Não listado? Adicionar este local para check-in aqui”. Abre a janela para vc cadastrar o local e todas as informações dele.
      Espero ter ajudado!

      Responder

  • Luana 28 / 12 / 2013

    Cadastrei um local no foursquarevmas nao aparece de jeito nenhum pra eu fazer p check in 🙁 alguem sabe pq? Abracos

    Responder

    • marcia 15 / 01 / 2014

      Olá Luana,

      Tente fazer o cadastro novamente. Exclua o anterior. As vezes é bug da plataforma.
      Att

      Responder


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *