Sponsored Stories, agora o publicitário é você!

Lançado em janeiro desde ano, somente agora o novo recurso de publicidade do Facebook terá a sua distribuição ampliada. Localizada no Ticker, aquele newsfeed no canto superior direito que mostra as últimas atualizações dos amigos, a novidade transforma em anúncios as atividades dos usuários que estão relacionadas à alguma marca.

Ou seja, a empresa poderá aproveitar as menções que você faz à ela, assim como checkins e “likes”, para publicá-las no mural dos seus amigos, como se isso fosse uma aprovação sua.
Desta forma, o que antes era assim:

Agora fica assim:

Desenvolvida como mais uma funcionalidade paga, assim como o Facebook Ads, as Sponsored Stories são uma forma de boca-a-boca virtual em grade escala, com credibilidade garantida e alto nível de engajamento.

Este novo recurso pode, também, ser uma forma de driblar o EdgeRank, uma vez que não é necessário um volume pré-determinado de interações para a atualização aparecer. Engana-se, no entanto, quem pensa que as marcas de menor porte agora terão uma solução para aumentar sua base de alcance. Mais uma vez, serão as grandes empresas que desfrutarão desta novidade. Isso porque, embora pareça mais simples, é preciso ter uma fan page sempre atualizada, com grande movimentação e volume de interações para ter resultados com as Spondored Stories .

Para as empresas menores, a dica continua sendo investir primeiro em Ads, para criar fãs engajados e depois aproveitar a nova funcionalidade para potencializar as ações.

Existem duas outras questões que devem ser discutidas. A primeira é sobre a tão falada violação de privacidade. Aposto que ela será mais uma vez questionada, já que não é possível optar por não fazer parte das Sponsored Stories. O único recurso disponível é clicar no “X” e fechar a mensagem.

Outro ponto que merece atenção é em relação às citações negativas. O que acontecerá quando aparecer alguém falando mal da experiência? Aposto que nenhuma marca vai patrocinar isso. Mas aí, aonde fica a transparência?

Fato é que, cada vez mais, está ficando óbvio que o valor desta Era são as experiências dos usuários. Basta agora saber até que ponto nós estaremos dispostos a compartilhar a nossa vida e ver as marcas lucrando com isso.

Vejam o vídeo* explicando as Sponsored Stories e me contem o que acharam!

*O vídeo está em inglês, mas tem como ativar a legenda em português e fazer uma forcinha para entender, já que a tradução não é perfeita.


* Renata Renault – “Guria mineira” adoradora do chimarrão e do queijo minas. Jornalista com diploma e muito orgulho. Social Media da @Uppna e do @MallGuide_me. Amante da comunicação digital e colaboradora dos blogs @ceschiniconsult e @publicitariossc.

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