Specials do Foursquare

Além de conquistar badges, conhecer novos lugares e encontrar amigos, o Foursquare (a.k.a. 4sq) também pode ser uma ótima vitrine para o seu ou para o negócio do seu cliente. Já imaginou um cidadão feliz (sim, feliz porque ele usa o Foursquare! :P), enquanto está na região do seu estabelecimento comercial, tira o telefone do bolso, se prepara para fazer um check-in e PAH!, acaba se deparando com a sua venue e ver aquele selinho de Special?

Special? O que é isso? Seria uma nova badge do Foursquare?
Uma Special NÃO é uma badge, isto é, aquelas insígnias que você conquista quando faz check-ins nos lugares que você visita ou cumpre uma tarefa solicitada. Na verdade Special nada mais é do que uma oferta feita exclusivamente por meio do Foursquare. Você pode oferecer para o cliente descontos, promoções, brindes, enfim, qualquer agrado pelo fato dele ter visitado, feito check-in e consumido no estabelecimento.
Esta vantagem é oferecida pelo dono da venue ao seus clientes, então para você confirmar que realmente é o dono daquele local e conseguir distribuir promoções é necessário que o Foursquare reconheça aquela venue realmente representa o seu empreendimento.
Se você quiser entender um pouco mais sobre como solicitar uma venue no 4sq, aconselho estes vídeos tutoriais da FerNannda Silvestre e qualquer dúvida deixe nos comentários, ok?
Voltando a falar sobre as Specials, é cada vez mais comum encontrá-las em grandes centros urbanos e essa é uma ideia que está tomando popularidade de maneira tão rápida (quem é que não gosta de almoço grátis ou pechinchas, não?) quanto o próprio Foursquare, que no fim do seu primeiro ano de vida (2010), teve um crescimento de 3400%. Médias e pequenas cidades estão também entrando na caça ao tesouro! Sim, já tem bastante gente por aí que tornaram-se verdadeiros caçadores de Specials, muitos desses tornam-se clientes e fãs de lugares que nem mesmo conheciam! E Sucupira… ops! Araraquara é uma dessas cidades. O Yasaí Natual, uma lanchonete especializada em açaí e lanches naturais (mas vá!?! XD) é o primeiro estabelecimento comercial a implementar uma oferta através do 4sq. Eles estão oferecen
do 10% de desconto no valor total da conta para quem fizer check-in e divulgá-lo nas redes sociais atreladas à sua conta do Foursquare na cidade. Muito bom, seus lindos! 😀
Existem sete tipos de Specials que você pode usar para promover a sua venue e as suas vendas, elas são separadas em dois grupos principais: cinco são específicas para atrair novos clientes e outras duas são usadas para gratificar clientes mais leais ao seu negócio, são elas:
Swarm special: desbloqueia a promoção assim que um número específico de usuários fizerem check-in e atenderem a solicitação da promoção;

Friends special: desbloqueia no momento que um grupo de amigos faz check-in no mesmo horário na venue;
Flash special: libera a promoção para as pessoas que fizerem o check-in num determinado horário;
Newbie special: o prêmio só é liberado para o usuário que faz o primeiro check-in no local;
Check-in special: toda vez que a pessoa faz check-in na venue ela consegue a gratificação oferecida na special;
Loyalty special: o usuário só conseguirá desbloquear a promoção depois que ele fizer uma quantidade específica de check-ins;
Mayor special: garante a promoção para o mayor (prefeito) da venue, aquele que fizer mais check-in no local num período de 60 dias.
Claro que essa não deve ser encarada como a principal forma de publicidade do seu negócio ou do seu cliente, ela deve funcionar como uma forma auxiliar de divulgação, um grande diferencial.
Os usuários do Foursquare estão loucos para trocar o rico dinheirinho deles pelos produtos e serviços oferecidos em Specials. Quem aceita essa troca? 😉
Victor Vicentini, Administrador de Empresas; atuante e estudioso em mídia social, principalmente no Foursuquare, viciado em fazer check-in na venue do trabalho. Co-fundador da Tagsphere.

3 Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *