Foursquare: Specials, veja o que elas podem fazer pelo seu negócio

Se você adora o Foursquare já sabe o que são Specials. Apesar de nem todo mundo poder usá-las, pois ainda é pequena sua utilização no Brasil, ao menos em cidades que não são metrópoles como São Paulo, as Specials são uma incrível estratégia de marketing à disposição das empresas para fidelizar e conquistar sua audiência.

A plataforma dá às empresas “uma maneira fácil de recompensar seus clientes e conquistar novos”, diz o texto de apresentação no blog oficial do Foursquare. Com esse sistema, a rede social dá às empresas a possibilidade de aprender mais sobre seus melhores clientes e oferecer badges especiais, bem como partner badges (mas aí já é outra história). Assim os clientes ganham descontos e as empresas ganham mais clientes. Win-win! Aos anunciantes é oferecida uma rica análise de dados sobre os clientes que utilizam o Foursquare: quem fez check-in, quando, quantas pessoas fizeram, quem é o “mayor”, enfim, todo tipo de métricas que a própria plataforma disponibiliza. (Ótimo para quem faz marketing de relacionamento!)

O objetivo das Specials é aumentar a atratividade do Foursquare aos anunciantes e aos usuários (e você já adivinhou o motivo).  As badges especiais, que são de cinco tipos diferentes, fidelizam clientes e atraem novos (em busca de promoções e novas badges). Os cinco tipos são: FLASH, que é dado, por exemplo, à primeira pessoa a fazer check-in num estabelecimento num momento específico; FRIENDS, que recompensa um grupo de amigos (que podem ter descontos, ganhar brindes etc.); SWARM, que é parecida, mas, em vez de premiar um grupo de amigos, recompensa quem fizer check-in no local quando houver mais de 50 pessoas lá; NEWBIE, que premia o primeiro check-in da pessoa no estabelecimento; e, por fim, LOYALTY, que, por exemplo, transforma o visitante mais frequente em “mayor”, para recompensá-lo pela preferência e dar a ele mais um incentivo para frequentar o lugar (e aos outros também, para tentar ocupar o lugar VIP).

Essa variedade de especiais não apenas torna a brincadeira toda mais divertida para os usuários, como também atende às diversas necessidades das empresas parceiras da plataforma. Por exemplo, se você tem uma empresa com um produto cujo prazo de validade está chegando ao fim, pode oferecer a badge FRIENDS e com isso atrair um grupo de amigos que vai consumir seu produto antes que ele perca a validade. Boa ideia, né? Um desconto para o grupo, o leva a consumir o que de outra forma seria perdido, atraindo mais pessoas ao estabelecimento e, ainda, pode levar os clientes a provarem algo novo e resolverem voltar outras vezes. Não é genial?

Para simplificar o processo, tudo isso é gerenciado por um painel no programa, e a empresa pode usar múltiplas badges ao mesmo tempo. Para ver quantas badges especiais estão funcionando (como ferramentas de marketing) a plataforma do Foursquare permite que a empresa veja o status de sua promoção antes, durante e depois do período de validade do  Special— estatísticas que vão permitir estudar o que se mostrou mais eficiente e focar melhor nas próximas vezes. Esse Foursquare é um lindo!

O novo sistema está disponível desde 11 de março para as 400 mil empresas que já passaram pelo rigoroso esquema de verificação do Foursquare (que inclui ligações e até mesmo, cartas ao endereço da venue) e toda semana outras milhares aderem à rede. Agora com o sistema mais simples de criar página para as empresas, não tem porque uma empresa ficar fora dessa!

A nova versão do aplicativo  inclui melhorias no antigo modelo de check-in e um sistema de recomendação dos lugares onde se faz check-in, você pode procurar as casas noturnas num raio que você definir de distância, ou a padaria mais próxima, o banco… enfim! Ficou tudo de bom! Essas mudanças foram feitas com a intenção de tornar a rede social mais relevante para os usuários e possibilitar às empresas participantes ganhar dinheiro com os check-ins por meio dos specials. Além disso, os usuários podem deixar dicas (tips) que servem como propagandas espontâneas (menções positivas ou negativas, dependendo do caso) que são muito eficientes (por se tratarem de opiniões de clientes reais) para outros possíveis frequentadores. E ainda o aplicativo traça o caminho para chegar a sua venue, se o cliente ainda não souber onde é o endereço! É muito amor, não?

O que você acha da ideia?  Os comentários estão aqui para isso. 😉

@nanndasilvestre,

30, Mestre em Letras, webwriter, social media lover, Ex-freelancer do núcleo Jovem da Ed. Abril, redatora no O Estado RJ, Ceschini, PublicitáriosF.C & ARGólotra @tagsphere

8 Comentários

  • Ricardo Olivera 12 / 08 / 2011

    parabéns! ótima publicação

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  • Fernanda Silvestre 15 / 08 / 2011

    Obrigada!
    Espero que tenha sido útil!

    ^^

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  • José Calasanz 28 / 09 / 2011

    Nanda, curti teu post, principalmente a linguagem. Deixo uma sugestão para o teu próximo post. O que as pages do foursquare podem fazer por você?
    Abraços do cal

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    • marcia 28 / 09 / 2011

      Olá Calazans,

      Obrigada por comentar no post da Nanda. Vamos sugerir sua dica para ela.
      Abraços

      Responder

  • Evandro Santos (@evandromsantos) 01 / 11 / 2011

    Ótimo post!!

    Gostaria de discutir uma dúvida: existe alguma maneira de blindar uma promo pelo Foursquare, visto os vários modos de burlar o sistema?? Digo isso pq existe o site mobile que usam para conseguir badges (não me lembro se é passível de desbloquear specials..). Já para se conseguir a mayor, que não dá para liberar pelo site mobile, dá para se burlar por clientes como o Tweetdeck, forjando a localização. Eu mesmo já testei o preparo de uma empresa para a promo, tendo desbloqueado um special que necessitava de uma qtde. X de check-ins no local para ganhar um Prêmio…desbloqueei a Special sem nunca ter ido ao local…ae fui ao local para retirar o prêmio e não houve nenhum questionamento, visto que fiz check-ins de propósito em horários que o estabelecimento estava fechado. Resumindo: Ganhei o prêmio sem ter dado nenhum retorno a empresa…o que vc me indicaria para uma campanha que me dê um retorno real usando o Foursquare, de modo que não seja possível ser burlada??

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    • marcia 01 / 11 / 2011

      Oi Evandro! Infelizmente não existem sistemas que estejam totalmente protegidos contra farsas. No caso específico das Specials o interessante é montar estratégias comerciais que não permitam ou que ao menos minimizem este tipo problema. Muitas empresas que realizam ações como estas, solicitam ao usuário que mostrem a Special desbloqueada para poder garantir que o cliente realizou o check-in no estabelecimento. Essa prática é incentivada pelo próprio Foursquare que permite qualquer pessoa se o determinado usuário desbloqueou ou não a promoção. Quando isso acontece, temos acesso aos dados como data e horário que o check-in foi feito.

      Cabe ao pessoal do estabelecimento visitado e que promove a ação, verificar se os check-ins foram realizados corretamente.

      Por essas e outras que o ideal é verificar o tipo de ação a ser realizada para o estabelecimento certo e o público certo. Se não há ninguém para isso, talvez uma ação mais simples, que não exijam tanto controle humano seja mais interessante.

      Abraços!

      Victor Vicentini

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      • Evandro Santos (@evandromsantos) 03 / 11 / 2011

        Pra mim, acho que as promos de FLASH dão certo se o prêmio for retirado na hora…tipo, se a pessoa poder demorar para retirar, é passível de ação de jumper (com o uso do tweetdeck),…a de FRIENDS é uma ótima também, mas acho que só funciona para estabelecimento com alto movimento, como lanchonetes e shows, e uma loja não tiraria muito proveito..as de SWARM eu não consegui imaginar um exemplo….tem algum ae?? A de NEWBIE é uma das mais usadas, só que os prêmios devem ser tangíveis (se o brinde é um Ebook ou um código de desconto online, por exemplo, os jumpers entram em ação);já a LOYALTY a pessoa pode acabar usando o artifíco do tweetdeck até virar o Mayor, gerando algum retorno só depois do desbloqueio, pois o usuário iria assim começar a ir ao local, para usufruir do prêmio (isso assim ainda dependendo da promo, pois se a mesma der brindes, como o exemplo do post no blog, a pessoa não irá gerar retorno algum….)


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