Por que investir em Mídia Social?

Algumas empresas tem feito a si mesmas essa pergunta: por que investir em mídia social? O que são essas redes sociais? Como é feito isso? Quem faz? Quanto custa? E o mais importante: pra que fazer mídia social?

São dúvidas que são comuns que vão passar na cabeça de todas as empresas e/ou marcas um dia. E que venha logo esse dia! Porque demorar a fazer parte do grupo de empresas e marcas que já estão no mundo digital é ficar pra trás no competitivo mundo dos negócios.

Mas ainda não respondi às perguntas feitas acima, não é mesmo? Antes disso vou mostrar um vídeo que fala muito do que eu poderia dizer a respeito.

Clique no link  A Revolução da Mídia Social para ver o vídeo

Convincente não?

Agora respondo às questões.

Investir em mídia social é ir em busca do público que está presente nas redes sociais e que precisa de alguém que fale sua língua, que entenda suas necessidades e que esteja presente onde ele está, levando em consideração seus gostos, vontades e estilo e apresente soluções feitas especificamente para ele e não para uma multidão de pessoas como acontece nos comerciais de TV e rádio, nos outdoors e anúncios em revistas. Além da conversão, a marca/empresa ganha em relacionamento, estreitando os laços com seu cliente, conhecendo-o mais e tornando-o, desta forma, um evangelizador. Outro fator importante, é que nessa re-descoberta do seu público, você descubra que existam falhas e que já andem reclamando de sua marca/empresa por aí e você nem estava sabendo. O que é ótimo, porque é sua chance de resolver esses problemas que talvez você nem soubesse que existiam e ser melhor ainda, oferecendo melhores serviços/produtos. É win-win, não tem o que perder fazendo mídia social.

Redes sociais são redes em que pessoas se cadastram para fins específicos. Existem redes para todo tipo de interesse, desde mais amplos como conhecer novos (ou adicionar velhos) amigos, a fins mais específicos, como para as pessoas que curtem moda. Existem redes de nicho e sua empresa/marca podem ser de um deles, vale pesquisar! As mais conhecidas são Orkut, Facebook, Twitter, Foursquare, Youtube, Flickr, tenho certeza de que já ouviu falar de alguma delas.

Uma vez convencido que é importante para você estar nas redes sociais, seu próximo passo deve ser ir atrás de uma agência de mídia social. Assim como sua propaganda offline você não deixa nas mãos de qualquer pessoa, sua personalidade digital não pode ficar nas mãos dos seu sobrinho só porque ele passa o dia todo no Orkut. Relacionamento, comunicação e marketing digital deve ser feito por quem sabe e estuda todos os dias como deve ser feito. Tenho visto muitas marcas/empresas (inclusive de agências) que fazem perfil no Facebook, que tuitam em letra maiúscula, que escrevem com erros de português e muitos outros erros que são ligados a sua presença digital. E você não vai querer que isso aconteça com você depois de tanta dedicação e trabalho que teve pra estar onde está não é mesmo? Então vá atrás de agências, compare os trabalhos, converse com os profissionais que fazem isso e escolha. Preço nem sempre é garantia de bons ou maus serviços. Pesquise e se precisar de ajuda, nos consulte.

E diante de tudo isso, está explicado porque fazer mídia social.

Espero que tenha contribuído a lançar umas luzes nesse mundo ainda desconhecido para algumas empresas/marcas.

E qualquer dúvida, sugestão ou comentário é só usar o espacinho abaixo! =)

Nannda Silvestre30, Mestre em Letras, webwriter, social media lover, Ex-freelancer do núcleo Jovem da Ed. Abril, redatora no O Estado RJ, Ceschini, PublicitáriosF.C & ARGólotra

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *