Pássaros, porcos e estilingues!

O que tudo isso teria em comum? Para os jogadores de Angry Birds isso tem muito a ver: esses três bichinhos são as personagens desse jogo que já conquistou o mundo.

O jogo consiste em atirar, com uma espécie de estilingue, passarinhos coloridinhos contra porquinhos verdes. O jogador controla vários tipos de pássaros que tentam recuperar seus ovos que foram roubados dos seus inimigos (os porcos!). Esses porcos estão protegidos com obstáculos feitos com diferentes tipos de material (e cada passarinho é especialista em destruir um material específico) e é necessário eliminar todos os porcos para completar a fase.  No jogo, existem vários tipos de pássaros. No início apenas o pássaro vermelho, no entanto, ao longo da história, é possível desbloquear novos pássaros para atingir seus objetivos.  Os porcos possuem poucas diferenças, eles variam apenas em relação ao seu tamanho e às vezes aparecem com uma espécie de capacete que os tornam mais resistentes. Em cada fase, existe uma quantia limitada de pássaros e os pontos são baseados na destruição das estruturas e morte dos porcos. E quanto menos pássaros usar, melhor pra você, porque ganha um bônus proveniente dos pássaros não utilizados. Dependendo da pontuação final, ganha-se uma, duas ou três estrelas.

Agora que você leu isso, pode estar pensando “mas que jogo bobinho, como isso tem sucesso?” Pode parecer bobo, mas ele é viciante! Inclusive, recomendo firmemente que não baixe Angry Birds para que continue com horas livres de lazer, ou mesmo para que continue empregado…rs.  É impossível jogar uma fase só! Se fizer o download e ficar viciado, já sabe: “Eu avisei!”

Bom, deixando a apresentação do Angry de lado, vamos ao que interessa: mercado, propaganda, mídias sociais etc.

Uma simples busca no Google do verbete “Angry Birds” nos leva a 37.200.000 resultados, por aí já dá pra começar a ter ideia do sucesso e alcance do game.  Outro indício de que o jogo é  um buzz, todos os dias, várias paródias do jogo, das suas imagens e da sua música são produzidas e pra quem quiser ter alguma ideia do que estou falando, veja aqui, aqui e aqui. Algumas, inclusive, são geniais!

Peter Vesterbacka, marketing executive da Rovio (empresa finlandesa que criou o game) diz em todas as suas entrevistas: “Todo mundo está jogando Angry Birds!”.  E é verdade! A marca contabiliza mais de 200 milhões de downloads do jogo, o Angry tem cerca de 40 milhões de usuários ativos, que passam 200 milhões de minutos por dia no jogo – diz Vesterbacka.

Angry Birds já existe para várias plataformas e gadgets:  iOS (Apple)PCPSPPlayStation 3Mac OS XAndroidWebOSMaemoSymbian e recentemente ganhou uma versão para o navegador Chrome, anunciada dia 11 de maio, durante o evento para desenvolvedores Google I/O em São Francisco, nos Estados Unidos . Segundo o The Next Web, está para sair uma versão para Facebook agora em maio.

A empresa recebeu 42 milhões de dólares em financiamento para se expandir. Ela vai intensificar os esforços em fazer parcerias de produção e merchandising & mídia, como sua recente edição Angry Birds Rio, que é parceria da produção da animação longa-metragem Rio da Fox Filmed Entertainment com a Rovio.

Fora isso, ainda existe no mercado várias pelúcias, chinelos, cases para iPod, iPad, materiais escolares, brinquedos e uma infinidade de produtos com os pássaros e porcos do Angry por aí.

As vendas destes brinquedos e afins, já ultrapassaram a marca de 3 milhões  e, 40% dos novos clientes de IOS afirmam ter comprado o conteúdo pago Mighty Eagle, para ajudar a passar por níveis mais difíceis do jogo.“Estamos vendo ainda mais crescimento e aceitação do público para com os jogos ‘Angry Birds’ e os itens de merchandising em todas as plataformas somadas”, disse Mikael Hed, CEO da Rovio. “O número crescente de fãs nos dá muito mais incentivos para criar mais jogos novos, divertidos e cativantes, tornando-os experiências perfeitas para qualquer tipo de público”, completou.

O game está presente em todas as redes sociais mais relevantes, conta com uma página no Facebook muito bem feita, Twitter, Youtube e seu site, que é a loja onde vendem os produtos como pelúcias e cases.

Para completar, o Guinness Book, numa edição especial chamada ‘Gamer’s Edition’ reconheceu a App Store como a maior loja para download de videogames, loja de aplicativos mais popular e maior plataforma de lançamento de jogos e o Angry Birds foi o game mais vendido da App Store em vários países.

Em suma, a marca finlandesa está com tudo! Qualquer empresa disposta a fazer parceria com a Rovio parece só ter a ganhar!  Não acham?


Nannda Silvestre, 29, Mestre em Letras, webwriter, Ex-freelancer do núcleo Jovem da Ed. Abril, atual freela do trainee da Ambev (produção de conteúdo), adoradora de ARGs, professora e aprendiz de quase tudo

5 Comentários

  • Mr_Ca$h 19 / 05 / 2011

    NOSSAA MUITO INTERESSANTE PROF, VOU COMEÇAR A JOGAR, MUAAHAHAHAH XD. BEIJOCAS ADOREI O ARTIGO. *-*

    Responder

  • joão paulo 21 / 04 / 2012

    esse jogo é bom pelo gráfico

    Responder

  • duda 05 / 07 / 2012

    eo quero sade como e o nome do jogo

    Responder

    • marcia 05 / 07 / 2012

      Olá Maria Eduarda,

      estamos falando do Angry Birds.
      Abraços

      Responder


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *