Observador Político – uma rede social proposta por FHC

Está para ser lançada agora em junho uma nova rede social – “Observador Político”. Como o nome já diz, a ideia é ter uma rede social para discutir temas atuais (incluindo política, é claro!). O idealizador do projeto é o ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso e segundo seu assessor, Xico Graziano, ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o lançamento do “Observador Político” está marcado para o dia 18 de junho, dia em que FHC completa 80 anos. A comunidade será uma mistura de Facebook com Huffington Post, o jornal eletrônico americano.

“O objetivo é oferecer uma plataforma para a discussão de temas atuais, partindo do ponto de que essa discussão é feita pouco pelos partidos políticos. Ela será aberta, transparente e apartidária, como em qualquer rede social. É um convite para que as pessoas criem páginas, discutam e se tornem observadores”, explica Graziano “A ideia é aproximar temas atuais, como a discussão sobre a democracia e a questão das drogas, da juventude, promovendo um debate amplo entre gerações”, “Queremos oferecer um mecanismo de participação para mobilizar a juventude”, finaliza.

Algumas personalidades brasileiras já foram convidadas, como o ex-secretário Nacional de Políticas sobre Drogas Pedro Abramovay, que integrará o conselho editorial do site, Soninha Francine (PPS) que foi convidada para fazer colunas e reportagens, ela que foi a coordenadora de internet da campanha de José Serra à presidência e junto a eles, Francisco Weffort, Gustavo Franco, Pedro Malan, Bolívar Lamounier e Paulo Renato Souza, entre outros. Fora esses convidadosa serem colunistas, centenas de blogueiros foram convidados para serem colaboradores. A intenção de FHC é reunir até 1 milhão de usuários em sua rede.

A proposta parece bem interessante, é ótimo ter uma rede como essa, ainda mais sendo brasileira, mas resta vê-la em prática para compreender melhor e ver qual será seu caminho, né? Acho que falta gente de outras áreas para que os debates sejam vistos de prismas diferentes, como gente das mídias sociais, por exemplo.

O que acharam disso? Deixe seu comentário.

Nannda Silvestre, 29, Mestre em Letras, webwriter, Ex-freelancer do núcleo Jovem da Ed. Abril, atual freela do trainee da Ambev (produção de conteúdo), adoradora de ARGs, professora e aprendiz de quase tudo.

2 Comentários

  • José Carlos Lima 05 / 05 / 2011

    Excelente a iniciativa!

    Já passou da hora de passarmos a discutir política com abrangência e franqueza. Obviamente como cético que sou nas questões relativas a nossa sociedade e humanidade, pago para ver os frutos de tal rede. Mas só sua existência já é melhor do que nada.

    AbraZ.

    Responder

  • Fernanda Silvestre 05 / 05 / 2011

    É realmente muito cedo para pensarmos nessa rede, porque apenas participando dela que saberemos sua dinâmica, de qualquer forma, como disse, a existência de um espaço específico para discussões dessa natureza é infinitamente melhor que não existirem espaços.
    Apesar de minhas ressalvas a FHC, a iniciativa é realmente interessante.

    Obrigada pelo comentário.

    Abraços!

    ^^

    Responder


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *