Uma nova rede social – CANV.AS!

Surgimento de novas redes sociais não tem sido mais novidade pra ninguém, mas essa, em especial, tem um diferencial – seu idealizador. Canv.as é do Christopher Poole. Para quem não sabe, Poole é o criador do 4Chan, que é o maior fórum de imagens do mundo. O 4Chan tem 13 milhões de visitas mensais e o mais incrível é que o Chris tem apenas 23 anos! Como se não bastasse, o 4Chan é responsável por criar/espalhar 9 entre cada 10 memes wébicos e o Poole foi eleito como pessoa mais influente do ano de 2009 pela Time.

Por essas e outras ele conseguiu arrecadar 625 mil dólares em investimentos para a criação do Canv.as. O site foi lançado em versão beta, dia 31 de janeiro deste ano para apenas 4 mil pessoas. E agora o restante espera ou por convites de quem está na rede (eu sou uma delas) ou pela abertura do site.

Mas como é essa rede social? Primeiro, nessa fase (ao menos) ela é conectada ao Facebook (Facebook Connect) . Quem entra na rede tem acesso a várias imagens novas ou já customizadas pelos usuários. O que vale é a criatividade e aconversação que é gerada a cada contribuição dos usuários. Cada um modifica essas imagens como bem entender. Seja para fazer uma crítica, seja para fazer humor. Logo que você entrar você visualiza as imagens que receberam mais comentários, stickers (lol, wtf, carinha feliz, coração etc) ou remixes que fizeram Além da página com as populares você pode ver as “new” e escolher uma imagem random. E de onde vêm essas imagens? Alguém joga uma imagem no site e espera que os usuários façam o resto com replies ou com avaliações.

A rede ainda funciona apenas com imagens, mas a idéia de Poole é usar áudio e vídeo também. O Canv.as é um lugar pra se divertir e conversar através de jpegs ou gifs. De qualquer forma é um fórum de imagens mais seguro e quem sabe mais pra frente não seja possível monetizar o potencial criativo dos usuários. É bom ficarmos de olho nessa rede!

PS: Até o fechamento deste post eu ganhei convite e vou dar 8 (oito) convites para as oito primeiras pessoas que comentarem esse post!

Clique aqui para seguir o Canv.as no Twitter.

Nannda Silvestre, 29, Mestre em Letras, webwriter, Ex-freelancer do núcleo Jovem da Ed. Abril, atual freela do trainee da Ambev (produção de conteúdo), adoradora de ARGs, professora e aprendiz de quase tudo.

13 Comentários

  • Marcio Salles 22 / 04 / 2011

    Pow, parece bacana!
    Eu gostaria de dar uma boa olhada no CANV.AS
    A primeira impressão, parece promissor.

    Responder

  • Felipe Martins Greiner 22 / 04 / 2011

    Mais uma rede social? Agora é ver qual será o ‘diferencial’ dela e se vai conseguir chamar a atenção, né?

    Responder

  • Arianne Lima 22 / 04 / 2011

    Muito interessante essa nova rede sicial. Gostaria de testar.

    Responder

  • Anderson Souza 22 / 04 / 2011

    É sempre bom conhecer uma nova rede social!!! Assim podemos adequar as nossas atividades e interesses do dia a dia…

    Responder

  • Fernanda Silvestre 22 / 04 / 2011

    Já se foram cinco convites! ^^

    Responder

  • Fernanda Silvestre 22 / 04 / 2011

    Pessoal…

    Comentem depois o que acharam da nova rede!

    Tô curiosa pra saber se curtiram!

    =D

    Responder

  • Cláudio 22 / 04 / 2011

    Como geminiano é curioso e vc sabe bem, eu quero um convite para saber o que é isso! Novas redes sociais são moda mesmo. Tudo anda muito fulgás, tenho receio de entrar em outra e abandonar o face, como fiz com o orkut. É foda, é como ter duas famílias, dois carros… beijos

    Responder

  • Jessica Sombra 22 / 04 / 2011

    Não há mais para ficar off. Nem se usa mais “de fora”. Nos meus 23 anos de existência, este é o momento mais frenético da minha vida. A compulsão por estar em contato com os meus amigos e todas as ferramentas que me são disponibilizadas fazem com que eu, literalmente, abra os olhos pela manhã e conecte o netbook. Aposto no magistral trabalho da autora deste post e desejo à consultora bons ventos. No mais, que a Força esteja com vocês!

    Responder

    • Fernanda Silvestre 22 / 04 / 2011

      É verdade, viver agora é estar conectado… pouco a pouco a vida offline vai cedendo espaço para a online e assim caminhamos. As duas coisas interdependem.

      Muito obrigada pelo comentário!

      ^^

      Responder

  • Fernanda Silvestre 23 / 04 / 2011

    6 convites!

    Responder

  • Henrique 24 / 04 / 2011

    Interessante a proposta de ser criar uma rede social baseada na não-textualidade…
    De todo modo, pareceu-me uma tentativa de fazer um “4chan” mais fofo e que cause menos “cicatrizes mentais” em seus visitantes. Com o adicional de – será? – ter como requerer parte dos direitos autorais nas criações postadas dentro da rede social.

    Se a idéia for essa, é uma bela tentativa.

    MAs acho que vale a pena prestarmos atenção pra ver se o Poole no final bradará um “Fuck Yeak”, ou um “Forever Alone”… 🙂

    Responder

    • Fernanda Silvestre 24 / 04 / 2011

      Adorei a parte do “cause menos cicatrizes mentais”… O que acontece é que as regras do 4Chan permitem muitas coisas como, por exemplo, pornografia.
      Já agora o Canv.as como rede social, além de dar um status mais sério a iniciativa, também existem regras mais rígidas em relação a imagens e permissões.
      O resto certamente, só o tempo pode dizer.

      Mas pelo sim e pelo não, eu e muita gente tem se divertido na rede!!!

      Você vai gostar!

      Abraços!

      PS: Resta apenas 1 convite pessoal.

      Responder


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *