Promoção nas redes

As promoções vêm alcançando muito sucesso nas redes sociais. Hoje, é comum você ver posts no Twitter, Orkut, Facebook etc. com links dando direitos a quem faz a publicação dessa informação a possibilidade de concorrer a todo tipo de prêmio.

Esta é uma forma fácil e rápida de fazer o nome de quem promove o sorteio chegar aos olhos de inúmeras pessoas com o perfil da sua marca, assim conseguir novos seguidores e clientes. Mas pode não ser a mais recomendada.

Não sou nenhum especialista no assunto, mas sempre que há uma promoção vejo minha timeline retuitando em massa, e a promoção se torna responsável, às vezes, por “floodar” ou poluir a minha timeline e a de quem os segue.

Me parece que essas promoções subestimam a inteligência dos participantes/clientes, parece também que é a única forma de fazer promoção.  Fico pensando que se talvez parassem um pouquinho mais para pensar no público –alvo, os resultados poderiam ser melhores. É verdade que quem está nas redes sociais procura informação, entretenimento, descontração, mas algo que seja e com um bom conteúdo. As promoções não podem fugir dessa regra, mesmo se o objetivo é simplesmente alcançar mais seguidores. Afinal, nada impede um participante dar “unfollow” na conta de uma empresa quando uma promoção chega ao fim. Para isso, dou algumas dicas:

  • Encare seu cliente como um “rival” criativo e faça questão de surpreendê-lo ou a promoção não atingirá seu objetivo, ou até atingirá, mas vai deixar louco quem faz as métricas porque os follows e unfollows terão altos e baixos;
  • Cumpra os prazos estabelecidos;
  • Elabore e faça questão de deixar claro todas as condições para os internautas concorrerem aos prêmios. Pois, caso haja alguma reclamação depois, você terá a segurança de ter as regras já estabelecidas e divulgadas;
  • Se errar ou falhar em algo, peça desculpas aos participantes e procure uma solução (criativa também) para contornar o problema. Muitas vezes uma atitude simpática diante de um problema pode mudar o resultado de todo um trabalho e até mesmo ser melhor do que o resultado final da promoção. Gerando uma imagem positiva da sua marca/empresa pro seu consumidor.

Seguindo isso sua promoção tem tudo pra dar certo. Pra terminar só mais uma dica: use as ferramentas certas, o Sorteie.me, da empresa brasileira Kingo Labs, é uma delas ou ainda o Random.org.

Vamos caprichar nas promos! Bom planejamento e bons negócios.

Precisando de ajuda, estamos por aqui!

Victor Vicentini, Administrador de Empresas; atuante e estudioso em mídias sociais, viciado em Foursquare.

http://twitter.com/#!/vicentinivictor

victor.vicentini@gmail.com

3 Comentários

  • Renato Andrade 03 / 05 / 2011

    Olá, gostei muito do seu post… estava conversando sobre o tema com um amigo que participou de uma promoção na pascoa… foi muito chato acompanhar aquela conta e deletei e criei birra da marca.

    As empresas esperam resultados em numeros… disse o meu amigo… mas acho que isto é coisa de marketeiro que promete 50 mil seguidores , sem se importar com o internauta

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  • Fernanda Silvestre 04 / 05 / 2011

    O que acontece às vezes é que quem faz a promoção, faz porque precisa de números para convencer a empresa para qual trabalha de que social media é importante para a marca, para o relacionamento, mas nem sempre a empresa entende isso.
    Na maioria das vezes dizem não ver resultados. E resultados nem sempre são aumento de seguidores, como falado, você pode aumentar e diminuir esse número com esse tipo de promoções, mas conquistar o cliente é diferente, conquistá-lo significa falar sua língua, ter um produto que atenda suas expectativas e ter conteúdo relevante. Fora que social media estreita relações, mantém a empresa mais perto do seu público e pode entender melhor suas necessidades e demandas.
    Se você tiver tudo isso, os seguidores vêm, e fazer promoções via Twitter servirá para agradar a essa clientela, a gostar mais da empresa/marca, ou ainda para leva-los a experimentar novos produtos, conhecê-los, enfim… há uma infinidade de coisas que podem vir no pacote, não é mesmo?

    Muito legal seu comentário Renato!

    Esperamos que venha sempre aqui deixar sua contribuição e amanhã tem post novo!

    Abraços!

    Fernanda

    Responder


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