Estudo mostra presença de grandes empresas nas redes sociais

A Miti Inteligência, empresa de monitoramento, através de plataformas de rádio e TV – Só Clipping, mídias sociais – postX e mídias online – divulgou um estudo inédito sobre como as maiores empresas do Brasil estão atuando na internet. A pesquisa foi realizada no período de 15 a 21 de dezembro de 2010 e avaliou a presença digital das maiores empresas de cada setor – com base no ranking da revista Exame 1000 Maiores Empresas do Brasil –, com o objetivo de saber como está sua imagem no mundo online.

As empresa monitoradas foram: Fiat, Klabin, CBMM, EMS Sigma Pharma, Atlas Schindler, B2W, CPFL, CSN, Souza Cruz, Telefônica, Refap, BR Distribuidora, TAM, Cielo, UOL, Galvão, Semp Toshiba e Hering. E através das mídias sociais foram monitorados – através da plataforma postX, da MITI – mais de 28 mil menções de alguma das empresas citadas anteriormente. O portal UOL foi o mais citado (40,6% dos posts), seguido pela TAM (38,65%) cuja  maioria dos comentários foi negativo (58,20%), com reclamações de atraso e falha no atendimento.

Os dados mostram que o oposto também é verdadeiro: quanto menor a presença oficial da empresa na web, menor as menções sobre ela por parte dos usuários. Entre as empresas monitoradas, a CBMM é a com menor presença digital. O site da mineradora não oferece interação com o usuário e a empresa não possui nenhum canal em redes sociais. Como consequência, esteve presente em menos de 0,1% das interações.  O mesmo aconteceu com a Galvão Engenharia e com a EMS Sigma Pharma. Sua ausência nas redes sociais resultou em pouco envolvimento e citações por parte de seus clientes.

“O que se percebe é que, de modo geral, as grandes corporações do setor da indústria não têm atuação efetiva nas redes sociais, pois consideram que seu mercado está voltado aos players e não ao consumidor final. Entretanto, é fundamental que essas empresas fortaleçam sua imagem junto a esse consumidor, pois ele influencia diretamente as ações de varejo e serviços, por exemplo”, observa Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing, da MITI Inteligência.

Um dado interessante é que a  Souza Cruz, a primeira colocada entre as empresas de bens de consumo, não mantém perfil no Twitter, Facebook ou Youtube, e ainda assim é mencionada nas redes. Para manter sua imagem positiva na internet, usa seu site institucional para manter relacionamento com o público e, investidores. Na página da empresa, há uma seção chamada Fumo e Saúde, em que expoem o malefícios do hábito de fumar: fala sobre o hábito, sobre o abandono do vício e ainda sobre pesquisas no desenvolvimento de produtos com menor risco à saúde do fumante.

Fonte: Literato Comunicação e Conteúdo | Nume Comunicação

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