Por que ainda usamos pouco o QR Code?


O QR Code ainda não tem sido utilizado em larga escala no Brasil. Mas deve em um futuro bem próximo ser utilizado em embalagens, sites, revistas, gibis e todo tipo de comunicação visual.

Chamado por alguns como a inovação do código de barra, o QR Code é muito mais que isso. É um sinal gráfico que, através da interação com o bluetooth do celular, permite saber mais detalhes sobre um produto, direcionar para uma página como esse da figura que direciona ao nosso blog corporativo.

Uma das ideias mais criativas que vimos em QR Code foi a criação da camiseta geek personalizada com o contato da pessoa. Veja aqui.

No Brasil temos visto as revistas fazerem mais uso do QR Code, embora a Nova Schin e a Claro já tenham feito anúncios com o código.

Fica a dica para nossos criativos utilizarem o QR Code em ações inovadoras.

PS:  Cauê Gonçalves do marketing da MarkImob, uma incorporadora de Brasília-DF, nos contou sobre ação inusitada que criaram no 2º maior salão imobiliário do Brasil:  criaram uma campanha com QRCode em impressos e envio de url por bluetooth. A url direcionava a um cupom  que dava direito a um ingresso de cinema. Nesta ação o cliente tinha duas maneiras de ter acesso a esse cupom: via bluetooth ou QR code.

6 Comentários

  • Cauê 14 / 12 / 2010

    Excelente post!!! Nós da Markimob fizemos uma ação utilizando bluetooth e QRCode no 5º Salão Wimóveis em Brasília. Enviamos cupons via bluetooth seriam trocados por ingressos de cinema no Stand da Markimob. Integramos a nossa comunicação promocional voltada para o evento e em todo o material publicitário usamos um QRCode que direcionava ao mesmo cupom que poderia ser recebido via bluetooth.

    O QRCode nesse caso foi um apoio para todos os potenciais clientes que não haviam recebido o conteúdo via bluetooth por qualquer motivo. O case foi um sucesso e levamos muitos clientes ao cinema pelo QRCode e também pelo bluetooth.

    Obrigado pela atenção e pela menção Márcia e já aproveitando para parabenizar pelo excelente blog.

    Responder

  • Rodrigo S. 10 / 03 / 2011

    Eu acredito que o uso do QR é proporcional à informação que a população tem sobre essa tecnologia: usamos pouco, pois sabemos pouco sobre ele. E isso se dá não só para o QR code, mas tambem para diversas outras áreas do conhecimento.

    Responder

    • marcia 10 / 03 / 2011

      Olá Rodrigo,

      Eu creio que ainda existem mitos sobre a comunicação digital, não só sobre o QR Code. Mas com ações inovadoras e divulgação iremos desmistificar e divulgar cada vez mais as novas mídias e novas maneiras de usá-las.

      Responder

  • Victor Vicentni 10 / 03 / 2011

    Concordo com o Rodrigo.

    As contas de energia elétrica na cidade de São Paulo possuem QR Code, mas não há nenhuma informação para o consumidor sobre o significado daquele recurso utilizado, a forma de utilização, benfeitorias. Acredito que seja interesse e obrigação das empresas que se utilizam desta ferramenta informarem seus usuários do que se trata aquele recurso, ou a sua utilização não terá sentido algum para a grande massa consumidora.

    Responder

    • marcia 10 / 03 / 2011

      Vitor,

      Ai é um bola fora da empresa de energia, não? poderiam colocar uma mensagem tipo: saiba mais sobre esse símbolo no nosso site.
      Poderiam inclusive aumentar o tráfego de visita com isso. Mas vai saber como é o planejamento deles.
      Obrigada por comentar. Abraços

      Responder


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *